Aniversário de Foz será comemorado com eventos voltados à população da cidade
Inaugurações, desfile, shows, feira com as novidades do comércio e artesanato e um bolo de 97 metros, vão marcar a semana de comemoração do aniversário de Foz do Iguaçu. A comunidade está convidada a participar de toda a programação que terá atividades do dia 8 a 12. Os eventos são uma oportunidade para que os moradores possam ver que estão sendo valorizados e lembrados pelo poder público.
Foz do Iguaçu, que tem a sua população formada por pessoas vindas de várias partes do Brasil e também de dezenas de etnias, tem motivo para comemorar esses 97 anos de integração entre os povos. Para isso os moradores vão ser presenteados com obras que são compromissos assumidos pela administração do prefeito Paulo Mac Donald. Destaque para o Hospital Municipal Padre Germano Lauck, o Complexo Educacional Prefeito Clovis Cunha Vianna.
As comemorações iniciam no dia 8 (quarta), 20h30, com a abertura da 35ª Fartal - Feira de Artesanato de Alimentos. Até o domingo (12), os moradores poderão visitar a feira montada no CTG Charrua. Lá haverá praça de alimentação com 23 barracas, 67 estandes no pavilhão empresarial, 120 expositores na área de artesanato. Também estão programados mais de 60 shows artísticos, com talentos regionais e nomes como Luan Santana, Banda Restart e Amado Batista. O ingresso para a Fartal é de R$ 3. Já os shows os cantores sertanejo, bandas de rock terão preço diferenciado.
Na sexta-feira (10), dia do aniversário da cidade, as comemorações começam cedo, às 8h30, na avenida Paraná, com o desfile cívico-militar. As escolas municipais e centros municipais de educação infantil, vão apresentar um desfile temático “Foz do Iguaçu 97 anos Preservando o Meio Ambiente”. Secretarias municipais, as forças militares do Exército, Marinha, Aeronáutica, Guarda Municipal, clubes de serviço, escoteiros, também vão homenagear a cidade desfilando.
Depois do desfile as autoridades seguirão para a inauguração do Hospital Municipal Padre Germano Lauck, uma obra iniciada em 10 de abril de 2006, resultado do fechamento da Santa Casa Monsenhor Guilherme. A primeira etapa da construção foi entregue num prazo de quatro meses, em 24 de novembro de 2006, quando foram iniciados os primeiros atendimentos. Com a finalização de outros setores o hospital se transformou em referência para os casos de trauma encaminhados pelo Siate e o Samu. Apesar das promessas do Governo do Estado, a obra foi executada com recursos do município.
Com a inauguração da estrutura total do hospital, agora em junho, o número de leitos vai passar de 164 para 270. A unidade conta com 11 UTIs - Unidade de Terapia Intensiva adulto e quatro pediátrico. O centro cirúrgico é formado por seis salas onde são realizadas em média 400 a 500 cirurgias por mês.
Além de Foz do Iguaçu são recebidos pacientes das cidades vizinhas e brasiguaios, o que resulta em números expressivos do serviço prestado. De abril de 2010 a abril de 2011 foram realizadas 5.593 cirurgias, os atendimentos no pronto socorro deram um total de 21.991; No ambulatório foram 47.544 pacientes.
Com uma área construída de 10 mil metros quadrados a estrutura do hospital é formada por: recepções de pronto-socorro, pronto-atendimento e ambulatório, centro cirúrgico, UTI adulto e pediátrica, clínica cirúrgica, clínica médica, ortopedia, pediatria, psicologia, farmácia, central de material e esterilização.
Na área administrativa: diretoria geral, diretoria técnica, departamento de pessoal , gestão de pessoas, financeiro, faturamento, contabilidade, contratos e custos, assessoria de comunicação, patrimônio, hotelaria. Tem ainda os setores de higiene e limpeza, engenharia clínica, logística ( compras e almoxarifado).
No hospital funcionam também o núcleo de gestão da qualidade, segurança e medicina de trabalho, serviço de arquivo médico e estatística (SAME), serviço de atendimento ao usuário(SAU) , serviços de auxiliares de diagnose e terapias (SADT), serviço de nutrição e dietética (SND) e serviço social. Tudo isso funciona com um total de 520 colaboradores que trabalham no hospital.
A entrega da obra marcada para o dia 10 (sexta), às 11 horas, logo após o desfile de aniversário da cidade, contará com uma festa especial e inédita. Como todo aniversariante ganha um bolo, não será diferente com Foz do Iguaçu, que terá o quitute do tamanho da sua idade. Quem participar da solenidade, além de ver a obra que representa uma conquista para a área da saúde, vai poder degustar do bolo de 97 metros de cumprimento preparado para essa data.
A tarde, a partir das 16 horas, a fé fará parte das homenagens à cidade com a realização da XI Marcha para Jesus. São esperadas cerca de 50 mil pessoas que vão sair em caminhada da avenida Paraná até o Gramadão da Vila A, seguindo um trio elétrico com bandas gospel. No Gramadão será realizado um show com a cantora Aline Barros e a banda australiana, Hillsong, liderada por Darlene Zcshech. Os organizadores estão pedindo aos participantes a doação de um quilo de alimento não perecível, que serão repassados ao Provopar, para ser entregue a comunidades pobres.
No sábado (11), as comemorações ocorrem no bairro Três Lagoas, no Lagoa Dourada. A comunidade vai receber obras bastante aguardadas. Um show pirotécnico e com moda de viola, farão parte da entrega do Complexo Educacional Prefeito Clovis Cunha Vianna, composto por um centro de convivência e a nova Escola Municipal João Adão da Silva. Construídos no conjunto Lagoa Dourada, que vai receber 700 famílias que vivem em área de risco as estruturas vão garantir educação de qualidade, lazer, bem-estar e socialização das pessoas que vivem naquela região, uma das mais populosas da cidade.
A Escola Municipal João Adão da Silva, fundada há quase 30 anos, ganhou nova sede. São 13 salas de aula, além de laboratório de informática, biblioteca. Isso permitiu aumentar o número de atendimento de alunos de 450 para 620 e acabar com o turno intermediário. A construção segue um padrão em que as salas são voltadas para o pátio interno que tem uma praça com flores e bancos.
O prédio conta ainda com uma cozinha ampla e equipada, refeitório e área administrativa com salas de professores, secretaria, direção e supervisão. E o melhor há espaço previsto para ampliação de mais 12 salas de aula, para atender demanda futura. Toda a estrutura está equipada com aparelhos de ar condicionado.
Já o complexo educacional Prefeito Clovis Cunha Vianna, é uma obra não só esperada pelos alunos que vão ter um leque de atividades durante o contra turno, mas também pelos pais. Com a possibilidade das crianças passarem o dia com atividades no complexo e na escola, dá tranqüilidade a eles para trabalhar fora de casa.
Instalado em um terreno de 26.957 metros quadrados, para o complexo e a escola, o centro de convivência escola-bairro ocupa 3.299 de área construída que contam com oito salas destinadas para cinema, informática, aulas de xadrez, música, dança, assistência social, artes marciais, biblioteca.
A obra também contempla três quadras cobertas, palco, vestiários, refeitório, cozinha, três quadras não cobertas, duas piscinas uma infantil e outra semi-olímpica e vestiários. Também foi construída uma praça com bancos e obras de paisagismo. Espaço para que a comunidade possa usufruir.
Fonte: Agencia de Notícias da Prefeitura Municipal
Fonte: Agencia de Notícias da Prefeitura Municipal
Menu
- Acidentes
- Aeroporto
- Alertas
- Campanhas
- Comércio
- Concursos
- Cultura
- Curiosidades
- Educação
- Entrevistas
- Esportes
- Eventos
- Famosos
- Fartal
- Foz Futebol
- Foz Futsal
- Governo Municipal
- História
- Homicídio
- Hotéis
- Incêndio
- Itaipu
- Júri
- Linhas Aéreas
- Mega-Sena
- Moda
- Mundo
- Nacional
- Natureza
- Novidades
- Obras
- Parque Nacional
- Passeios
- Polícial
- Polícial Tráfico de Drogas
- Política
- Promoções
- Receita Federal
- Reclamações da População.
- Religião
- Saúde
- Segurança Pública
- Shows
- Sobre o Site
- Suicídio
- Técnologia
- Trabalho
- Tráfico de Drogas
- Trânsito
- Transporte Público
- Turismo