Estrangeiros acirram disputa para Meia Maratona das Cataratas


Comitiva da Meia Maratona do Douro Vinhateiro participa de intercâmbio com a prova brasileira

A vida dos corredores brasileiros não será fácil durante a 5ª Meia Maratona das Cataratas — “Troféu Cataratas do Iguaçu S/A”, no próximo domingo, dia 3, em Foz do Iguaçu (PR). Além da participação de atletas de várias cidades do país, estrangeiros — como quenianos, portugueses, americanos, argentinos e paraguaios — prometem acirrar a disputa.

A exemplo de outras provas disputadas no Brasil, os africanos aparecem entre os grandes favoritos. Na categoria feminina, a queniana Dorcas Kiptarus busca sua segunda vitória seguida. Na masculina, seu compatriota Amo Kipruto Choge participa da corrida iguaçuense pela primeira vez. Amo venceu a Maratona de Monbaça (Quênia) em 2009.

Os vizinhos paraguaios também virão com seus principais atletas, com destaque para Fatima Romero Giménez, terceira colocada na Corrida Internacional Cidade de Reconquista, no Paraguai, e o experiente Jorge Cabrera, vencedor da Corrida do Verde, no Mato Grosso do Sul, em 2008, e terceiro colocado na tradicional Corrida de San Fernando, no Uruguai.

Intercâmbio - Nesta edição, a corrida receberá uma comitiva de Portugal, composta pelo presidente do Turismo do Douro, António Martinho; Francisco Pádua, da Associação Empresarial do Douro; João Palheiras, da Associação de Epicuristas de Portugal; e Alberto Santiago, da Confraria dos Enófilos do Douro.

Também faz parte da delegação a comissão organizadora da Meia Maratona do Douro Vinhateiro, representada pelo diretor Paulo Costa; o diretor-técnico João Campos; a técnica Elsa Amaral; e uma integrante especial: a ex-corredora e supercampeã Rosa Mota, que será homenageada como madrinha da prova brasileira.

O intercâmbio compõe o acordo feito entre as coordenações das duas corridas. Em maio, uma comitiva de Foz do Iguaçu embarcou para Portugal para conhecer a região e acompanhar o processo de preparação para a prova portuguesa. Além de divulgar os dois eventos esportivos, o acordo busca promover a singularidade de ambos os lugares — Patrimônios da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Troféu — O nome do troféu da 5ª Meia Maratona das Cataratas do Iguaçu homenageia os dez anos da Cataratas do Iguaçu S/A — empresa responsável pelo ingresso dos visitantes no Parque Nacional do Iguaçu. Criada para incentivar o turismo e ajudar a preservar as belezas naturais na unidade de conservação, a concessionária comemorou uma década de operação em 2010.

A realização da 5ª Meia Maratona das Cataratas do Iguaçu é da Concessionária Cataratas do Iguaçu S/A e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A organização é da Associação Procorrer de Incentivo ao Esporte, com promoção da RPC e com patrocínio da Itaipu Binacional, Caixa Econômica Federal e Midi Eletrônicos.

A ASICS é a marca esportiva oficial do evento. A corrida tem apoio do Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu, Hotéis Mabu Thermas e Resort, Powerade, Confederação Brasileira de Atletismo, e Prefeitura de Foz do Iguaçu.

Serviço
5ª Meia Maratona das Cataratas — Troféu Cataratas do Iguaçu S/A 10 anos
Data: 3 de julho de 2011
Premiação: R$ 60 mil
www.meiamaratonadascataratas.com.br
fonte: www.h2foz.com.br