Imagens dos atrativos de Foz do Iguaçu vão parar no Google Street View


Dentro de aproximadamente seis meses, a cidade inteira de Foz do Iguaçu estará mapeada no Google, incluindo todos os seus atrativos, tornando a cidade ainda mais acessível a internautas do mundo inteiro. O trabalho de campo já está sendo feito por uma equipe do Google Street View, que está percorrendo inicialmente as principais avenidas da cidade.

A usina de Itaipu será incluída no mapeamento fotográfico, mas o diretor de comunicação do Google no Brasil, Félix Ximenes, ainda não sabe se serão apenas imagens externas ou também internas, o que vai depender de negociações com a diretoria da empresa, segundo informou em entrevista à rádio CBN Foz.

O Google Street View utiliza um carro equipado com uma torre, onde estão 15 máquinas fotográficas. A cada ponto, elas registram automaticamente tudo ao redor – num ângulo de 360 graus para os lados e de 270 graus verticalmente. Um GPS registra o ponto em que as fotos foram feitas.

No Google Maps, nas cidades onde o serviço já foi executado, é possível ver tudo o que existe numa rua ou praça, por exemplo, de qualquer ângulo. A visualização é como a de quem está olhando em volta enquanto passeia de carro ou a pé.

Em Foz do Iguaçu, para fazer as fotos dos atrativos, será utilizada também a Googletrek, um triciclo que tem também os mesmos recursos do veículo. Em casos de acesso mais difícil, como na passarela das Cataratas do Iguaçu, o registro pode ser feito a pé. Uma mochila equipada com GPS e câmeras captará as imagens de tudo à volta.

O trabalho de edição dessas fotos, segundo Félix Ximenes, é mais demorado do que a captura das imagens. Cada ponto fotografado tem 15 registros fotográficos, com uma imagem “olhando para cada lado, como num olho de mosca”. É preciso fazer um trabalho técnico para que essas fotos sejam visualizadas de forma a passar a exata impressão de que se está caminhando e olhando para os lados.

Além disso, há outros cuidados. As pessoas que aparecem nas fotos têm o rosto borrado, para não permitir a identificação, e o mesmo é feito com as placas dos carros.

O internauta de qualquer parte do mundo verá Foz do Iguaçu em detalhes, com a exceção de locais fechados por algum tipo de barreira, como, por exemplo, condomínios. 

Fonte: www.clickfoz.com.br