Saúde ministra segunda dose da vacina contra a gripe em crianças


 A Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu está convocando pais ou responsáveis por crianças entre seis meses e dois anos, para que compareçam a Unidade de Saúde mais próxima para que todas recebam a segunda dose da vacina contra Influenza.

A meta é vacinar pelo menos 89% das crianças na faixa etária.  Até este dia 3, somente 1.580 crianças ou 26% das crianças a serem imunizadas, tinham recebido a segunda dose.  No total 6.134 crianças receberam a primeira dose.

Segundo a coordenação da campanha, "a orientação é que as pessoas protejam suas crianças contra a doença. A segunda dose é mais proteção", diz a enfermeira e coordenadora do Programa de Imunização, Angela Gonzalez. Além da segunda dose das crianças, as UBSs continuam vacinando gestantes e doentes crônicos, o que segue até o final do estoque.

A vacina é segura e tem contraindicações restritas, por exemplo, pessoas com história de reação anafilática prévia ou alergia relacionada a ovo de galinha e seus derivados. Em doenças agudas, moderadas ou graves, a recomendação é adiar a vacina até a resolução do quadro, com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações.

A influenza é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, mais precisamente o nariz, garganta e brônquios. O contágio ocorre de forma direta, por meio das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar ou de forma indireta, pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.