ACIFI lança enquete para ouvir população sobre número de vereadores em Foz do Iguaçu


A Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu – ACIFI lançou na tarde de terça-feira, dia 5, uma enquete para conhecer a opinião da classe empresarial e da população em geral sobre o número de vereadores para compor a Câmara Municipal de Foz do Iguaçu na gestão 2013-2016. A proposta é provocar uma discussão a respeito do projeto de emenda de Lei Orgânica do Município nº 001/2011, apresentada esta semana no Legislativo, que propõe aumentar para 21 o número de vereadores. A Câmara atual é composta por quinze vereadores.

Na tarde de terça-feira, foi realizada uma coletiva com a imprensa local para explicar sobre a intenção da ACIFI com a enquete. “A ACIFI entende que esse assunto precisa ser amplamente discutido com toda a população. Para se discutir essa questão de uma maneira mais sistematizada, a ACIFI está propondo iniciar essa discussão com uma enquete, que lançamos no site da ACIFI, que faz esse questionamento”, explicou Elizangela de Paula Kuhn, presidente da ACIFI. Também participaram da coletiva os diretores Roni Temp (primeiro vice-presidente); Rogério Böhm (diretor Administrativo); Carlos Moretti (diretor de Finanças e Patrimônio); Jackes Liston (segundo Vice Presidente); Casper Raggi (Diretor de Comércio e Cooperativismo); e Mário Alberto de Camargo (Diretor de Comércio Exterior), além dos conselheiros Derseu de Paula e Laudelino Pagagnan.

A população pode votar pela Internet, acessando o site da ACIFI. www.acifi.org.br onde existe um link direto para a enquete. Há três opções para o cidadão opinar: aumentar para 21 vereadores, número máximo constitucional; manter os atuais 15 vereadores ou reduzir para 9, número mínimo constitucional. Até às 17 horas desta quarta-feira, mais de 1 mil pessoas haviam votado.

“A ACIFI entende que esse assunto precisa ser amplamente discutido com toda a população. Tanto que protocolamos nesta manhã (quarta-feira), na Câmara de Vereadores, um pedido para a realização de uma audiência pública visando debater esse assunto”, antecipou Elizangela. “Idealizamos a enquete para que a população possa realmente opinar, até porque não houve, até hoje, a iniciativa de nenhum vereador em chamar uma audiência pública para debater esse assunto, canal que seria o mais adequado para discutir isso”, acrescentou.

Caso a população opine pelo não aumento do número de cadeiras, ressaltou Elizangela, a ACIFI fará um trabalho de sensibilização junto os vereadores para que esse projeto não seja aprovado. “Vamos nos mobilizar para que o resultado da enquete seja soberano”, acrescentou.