Foz está na disputa para sediar o X Games, edição 2013



As belezas e a estrutura de Foz do Iguaçu encantaram os responsáveis pela realização do X Game, maior evento de esportes de ação do mundo. A cidade fez o credenciamento e já foi aprovada na primeira fase de apresentação, agora vai para a próxima etapa que é a escolha oficial para sediar o evento. A disputa envolve países de todos os continentes. Do Brasil foram selecionadas Foz, São Paulo e Rio de Janeiro.
Para consolidar o nome de Foz na disputa como sede da edição 2013, uma comissão formada por representantes das secretarias municipais de Esporte, Turismo, Iguassu Convention Bureau e empresa Brunoro Sport Business, que está ajudando na coordenação da captação do evento, estarão partir de quarta-feira (27), participando dos cinco dias de competições do 16º. X Games, em Los Angeles, Estados Unidos.
Nos três primeiros dias eles irão acompanhar as provas pra conhecer como funciona o evento. Nos dois últimos dias a comissão junto com as outras cidades que disputam o X Games, vão participar de workshops, onde os organizadores vão apresentar os quesitos que devem ser preenchidos e vão definir a cidade sede. Depois disso cada cidade candidata tem seis meses para montar a proposta de como vai se estruturar para receber as disputas.
O prefeito Paulo Mac Donald se reuniu com a comissão envolvida em trazer o evento para Foz. Ele destacou a importância da cidade ser escolhida como sede. Isso representa não só um crescimento na área esportiva, como vai ampliar a divulgação da Terra das Cataratas como destino turístico. “O X Games é um dos cinco maiores eventos esportivos mundiais e atrai milhares de pessoas, que ficam no mínimo uma semana aproveitando a cidade para acompanhar as competições. Temos atrativos para esse público se divertir, assim como infraestrutura, já que as disputas poderão ser realizados no centro de eventos esportivos. O projeto já está pronto. Serão 300 mil metros quadrados de área que vão abrigar arena, ginásio, estádio municipal e parque aquático”, destacou o prefeito. 
De acordo com o secretário de Esportes Márcio Ferreira, “o nível de disputa entre as cidades que querem ser sede do X Games se compara a seleção que é feita para as Olimpíadas ou Copa do Mundo. A intenção de Foz do Iguaçu é que, se o evento vier para o município, seja realizado nos anos de 2013, 2014 e 2015”, avalia Márcio.  O X Games tem exclusividade de transmissão pela ESPN, canal de televisão esportivo. São 175 países e territórios incluindo África, Ásia, Austrália, Brasil, Canadá, Caribe, Europa, Israel, México, Oriente Médio, América do Sul e Nova Zelândia.
O X Games foi criado em junho de 1995, nos Estados Unidos, para ser as olimpíadas dos esportes radicais e surgiu com o nome de The Extreme Games. São quatro modalidades esportivas BMX, Moto X, Skate e Rally, que são divididos em 24 disciplinas. BMX (Big Air, Street, Park e Vert), Moto X (Best Trick, Best Whip, Step Up e Freestyle), Skate (Big Air, Big Air Rail Jam, Park Men’s, Park Legend’s, Street Women’s, Street Men’s, Vert Women’s, Vert Men’s, Vert Am’s e as novidades, Game of SK8, Real Street e Vert Men’s Best Trick) e Rally (Rally Car Racing e a recém-criada SuperRally).A competição exige habilidade e arrojo dos  atletas que fazem manobras radicais principalmente utilizando as chamadas megarrampas. Em 2011, está confirmada a participação de 194 atletas, de 19 países entre eles 14 brasileiros. Desde a criação das disputas o Brasil já conquistou mais de 50 medalhas.
Fotos: Christian Rizzi/AMN