Para não aumentar valor no cartão, passagem em dinheiro poderá subir


A lei aprovada pela Câmara de Vereadores obrigando a permanência de cobradores no ônibus do transporte urbano aumentaria os custos das empresas que oferecem o serviço, subindo o valor da passagem. Segundo o diretor do Foztrans, Edson Stumpf, uma solução para não aumentar o preço seria mexer no valor pago em dinheiro. "A lei aprovada pela Câmara altera as condições desse contrato. Uma das possibilidades para que se reequilibre o contrato é mexer com a tarifa e esse não é nosso objetivo", explicou.
Porém, uma das possibilidades citadas por Stumpf, seria aumentar o preço para quem paga em dinheiro, que hoje é R$ 2,40, mantendo o valor do cartão em R$ 2,20. A explicação do diretor é que dessa maneira a população não sentiria o aumento, sendo que 60% dela já utiliza o cartão Único. "Então a maioria das pessoas não seria prejudicada", disse.
Outra explicação, é que com o aumento da tarifa para quem paga em dinheiro, mais pessoas migrariam para o cartão, o que reduziria os custos da empresa e consequentemente não refletirá em aumento de tarifa. Edson Stumpf deixou claro que essa possibilidade ainda precisa ser estudada e não é definitiva. 
No início deste mês, uma liminar da justiça derrubou a lei aprovada pelos vereadores e permitiu que o Consórcio Sorriso não fosse obrigado a manter cobradores nos ônibus.

radiofoz.com.br
Editor: Liliane Dias / Repórter: Dante Quadra