Procon recebe novo aparelho para medir qualidade de combustíveis

O Procon de Foz do Iguaçu recebeu na manhã desta quarta (20) do vice-presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis de Foz e Região Walter Venson, a doação de uma maleta/laboratório que analisa a qualidade da gasolina, álcool e diesel vendidos nos postos de combustíveis do município. 

Venson disse que a utilidade deste equipamento visa propiciar ao trabalho de fiscalização do Procon um parâmetro legal, a partir de um aparelho certificado pelos órgãos responsáveis, dentro das normas brasileiras que regulamentam a utilização deste equipamento, bem como os parâmetros de medida. Para que o Procon tenha condição de analisar a qualidade dos combustíveis vendidos em Foz e em sua área de abrangência.

“Nosso objetivo principal é o incentivo à fiscalização correta e adequada de acordo com as normas. Os postos que não estiverem dentro das normas legais sofrerão as sanções que a lei prevê. Incentivamos o comportamento fiscalizador do consumidor. Quando ele tem dúvidas sobre a qualidade do produto, tem o direito de exigir do posto esta análise. Mas precisa de um parâmetro regulador que seja certo. Por isso, esse equipamento será utilizado nas reclamações dos postos que porventura transitarem pelo Procon”, afirmou Venson.  

Bombas – O equipamento mede o teor alcoólico da gasolina, o teor de água no álcool hidratado medido nas bombas, a qualidade do diesel, o teor de resíduo se tiver a densidade/peso, entre outros aspectos. Segundo Venson é um aparelho de extrema utilidade e objetividade. “Temos o maior prazer em incentivar atuação do Procon de Foz, dentro do bom trabalho que realiza e que é motivo de orgulho para os órgãos de fiscalização”, reconheceu.  A doação do equipamento pelo sindicato esta sendo realizada também nos municípios de Cascavel e Toledo.          

A nova coordenadora do Procon-FI Patrícia Gottardello Foster Ruiz informou que será realizado treinamento para os funcionários que irão manusear o equipamento. “Vamos também fiscalizar junto aos postos de combustíveis, se eles têm o equipamento parecido, como este que nos foi doado pelo sindicato e se tem certificado. Para que o consumidor possa solicitar com segurança o teste da qualidade do combustível que esta consumindo”, declarou a coordenadora.      

Para o procurador-geral do município Osli Machado a doação do equipamento vem contribuir com o trabalho desenvolvido pelo órgão de fiscalização. “Enquanto órgão fiscalizador o Procon terá muito mais condições de dar as respostas adequadas ao consumidor e assegurar a qualidade no fornecimento de combustível em Foz”, disse.

Fotos: Christian Rizzi/AMN