Professores da rede municipal receberão treinamento para utilizar lousas digitais


A rede municipal de educação que receberá 70 lousas digitais do Ministério da Educação. Um modelo do novo equipamento foi mostrado pelo prefeito Paulo Mac Donald Ghisi a um grupo de professoras e supervisoras de escola.

A lousa digital funciona como uma tela grande, sensível ao toque, onde tudo o que se pensar em recursos de um computador multimídia, simulação de imagens e acesso à internet poderá ser realizado durante as aulas.

Essa nova ferramenta tecnológica no processo pedagógico permitirá o despertar do interesse dessa nova geração midiática; assim como uma melhor e maior assimilação do conteúdo. A participação do aluno deverá ser muito mais interativa, visto que essa geração está mais adaptada a esse tipo de linguagem e é mais sensível ao estímulo tecnológico.

Os professores para tanto, receberão treinamentos de capacitação para o manuseio das lousas que serão utilizadas de acordo com o projeto pedagógico da série.

“Todos os professores estarão envolvidos na implantação desse projeto. A migração das matérias acontecerá gradualmente. Será um exercício de consolidação”, relata a coordenadora de alfabetização do município Lílian Diesel.

Cada uma das 32 escolas deverá receber de duas a três lousas digitais, de acordo com a quantidade de turmas da quarta série matriculadas. A princípio a inovação fará parte do cotidiano dos dos alunos mais avançados, mas isso não impede que outras séries possam vir a fazer o uso da ferramenta.

A inclusão digital desses alunos será um aliado contra a evasão escolar. ”As aulas serão dinâmicas, ficará muito mais fácil e divertido entender geografia e matemática. Crianças são muito visuais e para o professor irá ser um ganho fantástico”, finaliza a coordenadora.

Fotos: Rose Navroski/AMN