Solenidade nesta quarta-feira (06) marca início das obras do campus da UNILA


Durante a solenidade, também será entregue o projeto executivo do campus aprovado pela Prefeitura de Foz do Iguaçu e as licenças ambientais do Instituto Ambiental do Paraná (IAP).
Na oportunidade será assinado um termo de cooperação técnica entre a UNILA e a Itaipu, tendo como objeto a prestação de assessoria no desenvolvimento de atividades de fiscalização e gerenciamento das obras.
Projeto
A primeira etapa de construção do campus deverá ser concluída em 23 meses e prevê investimentos da ordem de R$ 242 milhões. Compreende as edificações principais, totalizando 78.961,77 m² de área construída. Nesta primeira fase, serão erguidos o Prédio de Aulas e o Edifício Central, onde vão se concentrar os órgãos diretivos, salas de professores e setores administrativos. Também será construído o Restaurante Universitário e a Central de Utilidades - edificação subterrânea que interligará todas as edificações por meio de uma galeria técnica.
O campus ficará localizado em um terreno de 45,7 hectares, próximo a barreira de controle da Itaipu Binacional. O projeto do futuro campus da UNILA foi concebido por Oscar Niemeyer, mundialmente conhecido como o arquiteto que desenhou Brasília. Além das edificações da primeira e segunda etapa – previstas no edital nº 01/2010 – o escritório de Niemeyer também projetou um Edifício de Laboratórios e um Teatro, que serão construídos na sequência das etapas iniciais.