Dança do ventre é alternativa de atividade no Centro de Convivência do Buba



A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Foz do Iguaçu, responsável pela administração do Centro de Convivência do Buba, oferece para a comunidade da região do Porto Meira  uma ampla gama de opções que incluem aulas de violão, basquete , futsal , vôlei ,Hap.Ki.Do, entres outras. 

“Montamos no centro de convivência uma extensa grade de atividades, sempre supervisionadas por monitores e professores qualificados, que garantem à população da região opções de segunda a segunda-feira”, explicou Alenir Inácio da Silva, diretora de Planejamento da secretaria.

De todas as atividades oferecidas para as crianças, adolescentes e pais, uma das que vem conquistando espaço e a preferência da ala feminina da comunidade é a dança do ventre.

Tendo à frente a professora e coreógrafa Nina Nassif, pioneira na arte, a comunidade tem a disposição aulas de dança do ventre todas as terças e quintas , a partir das 14 horas, tendo como alvo o público feminino de dez à 90 anos.

Para as aulas, a secretaria disponibilizou uma ampla sala, estruturada com espelhos, essenciais para a prática da modalidade. “Os resultados são altamente empolgantes. Hoje, nossas alunas têm sido convidadas a se apresentarem em várias regiões da cidade”, comemora Nina Nassif.

Exemplo do desenvolvimento da turma coordenada pela coreógrafa foi a participação de suas alunas na Feira do Livro, que está sendo realizada na Praça do Mitre e que atraiu milhares de visitantes.

“Fizemos uma apresentação na abertura e fomos convidadas a fazer uma nova apresentação no encerramento”, contou a dançarina.

O Centro de Convivência do Buba está localizado na Rua Golfinho nº 460, no Bairro Jardim das Flores. Para maiores informações ligue: 3901-3289.

Arte milenar - “A dança do ventre é uma expressão poética do corpo, cheia de gestos e significados. É uma celebração à feminilidade, desenvolvida por mulheres e para mulheres.” (Rhamza Alli).

O que se conhece por dança do ventre hoje, no mundo ocidental, é a dança árabe (Oriente Médio e Norte da África) miscigenada e influenciada por várias outras culturas, compilada em seus movimentos mais populares, adicionada de um breve ocidentalismo (véus, meia-ponta), muito bem vestida com lantejoulas e franjas e transformada em espetáculo.



Benefícios físicos psicológicos e emocionais - Entre os principais benefícios gerados pela dança estão a:
- Recuperação do tônus muscular;
- Combate a problemas relacionados ao abdômen como: TPM, cólicas, constipação intestinal e dores renais;
- Alongamento geral do corpo sem riscos de lesões, distensões ou contraturas;
- Tonificação da musculatura de forma gradual e "de dentro para fora";
- Fortalecimento dos órgãos localizados no abdômen, tornando -os mais eficientes e ativos;
- Postura correta e confortável;
- Equilíbrio e energização;
- Respiração correta;
- Auxílio em dietas de perda e ganho de peso;
- Resgatar da auto -estima;
- Aprender a se sensualizar sem se vulgarizar;
- Perceber os valores ligados ao ser humano e a natureza e não à aparência;
- Despertar interesse por música, ritmos e cultura orientais;
- Proporcionar o relaxamento mental/ diversão;
- Promover a boa convivência com amigos, colegas e familiares;
- Incentivar a boa convivência com a natureza;
- Conscientizar sobre a responsabilidade social de cada mulher (como educadoras da nova geração).


Clique para aumentar