Itaipu, PTI e ANA assinam convênio para beneficiar cerca de 300 mil pessoas na América Latina


A Itaipu, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e a Agência Nacional de Águas (ANA) assinaram, na quinta-feira (25), um convênio para desenvolver ações de comunicação, difusão, mobilização social, capacitação e educação para a gestão de recursos hídricos. A iniciativa deve beneficiar cerca de 300 mil pessoas na América Latina.
  
O projeto prevê a realização de 24 cursos a distância, nas áreas de segurança de barragens; hidrologia; hidrometria; qualidade da água; planejamento e gestão de recursos hídricos; educação e participação social; geoprocessamento; sensoriamento remoto; e gestão territorial para recursos hídricos com uso de software livre. Desse total, oito cursos serão ofertados em língua espanhola. A expectativa é capacitar 10 mil pessoas para a gestão de recursos hídricos.
 
A parceria com a ANA para a implementação desse projeto foi motivada pela experiência de Itaipu nas áreas ambiental e de gestão de recursos hídricos, por meio do programa Cultivando Água Boa e do Centro Internacional de Hidroinformática (CIH).
  
A infraestrutura disponível para processos de educação e capacitação a distância e a experiência do PTI no desenvolvimento de ações educacionais utilizando a plataforma Moodle - um software livre que permite adaptações para a realização de cursos online - foi outro fator determinante para a parceria.
  
Durante a solenidade, Nelton Friedrich, diretor de Meio Ambiente de Itaipu, disse que a assinatura do convênio é um dos momentos mais importantes para a Itaipu e para o PTI. "É um projeto que vai formar pessoas para trabalhar com outras a questão da água".
  
Jorge Samek, diretor-geral brasileiro de Itaipu, falou sobre a importância que a água tem para a Itaipu. "A Usina tem que produzir energia, mas deve adotar boas práticas para apoiar o processo de conservação e educação ambiental. Essa é uma parceria com instituições que estão preocupadas com a geração de energia, mas com respeito ao meio ambiente", destacou.



wwww.radioculturafoz.com