Professores e Núcleo Regional de Educação discutem fechamento de salas


Professores e alunos das escolas estaduais estiveram no Núcleo Regional de Educação (NRE) de Foz do Iguaçu nesta terça-feira (16) para uma reunião sobre a proposta da Secretaria de Estado da Educação (SEED) de unificação e fechamento de turmas. Enquanto as discussões eram realizadas no interior do NRE com uma comissão eleita pela APP Sindicato, o restante do grupo realizou um manifesto com faixas e carro de som na Rua Quintino Bocaiúva, em frente ao prédio do NRE.
De acordo com Silvio Borges da Silva Júnior, presidente da APP Sindicato Núcleo Sindical de Foz do Iguaçu, a proposta implica na demissão de professores e na superlotação de salas de aula, prejudicando o aprendizado. "Os professores nos procuraram porque são contrários ao fechamento de turmas. Por isso nós resolvemos chamar os alunos e professores para lutarmos contra esse fechamento de turmas.
Tivemos uma boa recepção e acreditamos que, segundo a SEED, as escolas que mandaram uma justificativa não terão as turmas fechadas. Vamos aguardar um comunicado e manter o pessoal mobilizado", disse o presidente.

O Núcleo Regional de Educação expôs a posição da SEED, alegando que houve uma consulta às escolas sobre o aperfeiçoamento dos espaços. A chefe do NRE, professora Ivone Müller, disse que há um diálogo para manter as turmas como estão. "Em nenhum momento houve uma iniciativa autoritária de determinar fechamento de turma. Realmente havia uma indicação de otimização do espaço físico sem fazer superlotação.

Tudo isso foi discutido com os diretores das escolas onde havia essa indicação e eles foram chamados para uma reunião, foram informados das sugestões. Eles tiveram um tempo pra reunir-se na sua escola e dar um retorno pro Núcleo, tanto que houve justificativa pela não otimização e todas elas foram encaminhadas para a SEED", justificou a chefe.

www.radioculturafoz.com.br
Editor: Liliane Dias