Audiência sobre aumento de vereadores acontece na sexta-feira. ( 5 )


A partir das 19 horas de sexta-feira (5) a Câmara Municipal vira roda de debate para a população emitir opinião sobre o projeto de lei que implica em aumentar de 15 para 21 o número de vereadores na Casa de Leis.

O projeto de lei é de autoria do vereador Hermógenes de Oliveira – Mogênio (PMDB), foi apresentado há um mês, no dia 5 de julho. Desde então o projeto gera discussões e polêmica na cidade.

Grande parte dos partidos que começaram apoiando a lei, mudaram de opinião no decorrer da discussão. Outros vereadores preferiram não emitir nenhum parecer antes que acontecesse a audiência pública. O presidente da Câmara, Edílio Dall´Agnol, apoiava o aumento e mais tarde identificou ser impossível ter 21 vereadores sem estourar o orçamento.

Durante este um mês alguns vereadores chegaram a sugerir que aumentasse de 15 para 17, ou 19 cadeiras. A Acifi junto com a OAB e Iguassu Convention & Visitors Bureau lançou campanha de outdoors e abaixo-assinado contra o aumento.  

Os edis Zé Carlos (PMN) e Nilton Bobato (PCdoB) defenderam mudar o foco do debate e esclarecer a função e importância do legislativo para o município, de acordo com eles o número de vereadores só deve ser debatido quando a população sabe exatamente o que está discutindo.

Para resolver a questão de tantas opiniões diferentes e votar um projeto que seja compatível com a vontade da população será feita a audiência pública. Qualquer morador da cidade pode participar e ocupar a tribuna para expor seu parecer sobre assunto, basta fazer a inscrição e aguardar o chamado.
por:Mariana Serafini - @maserafini