PTI busca antigos barrageiros de Itaipu para atuar como guias de turismo.


O Instituto Polo Internacional Iguassu iniciou este mês o projeto "Barrageiros - A Experiência e a História em Sintonia com o Turismo". O trabalho busca antigos barrageiros que tenham facilidade em se comunicar e se expressar, para atuarem nas visitas turísticas pela Fundação Parque Tecnológico Itaipu (PFTI), com a intenção de difundir a memória dos trabalhadores que ajudaram a construir Itaipu Binacional.

Paralelamente a este projeto, a Itaipu preparou o Memorial do Barrageiro. O espaço está instalado em um barracão com 10 salas do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e presta uma homenagem aos 40 mil barrageiros - brasileiros e paraguaios - que trabalharam na construção da hidrelétrica.

A proposta é reproduzir o dia a dia do barrageiro, mostrando como ele vivia, como eram os quartos, o ambiente de trabalho, as opções de lazer, como eram o dia e a noite deles, entre outras atividades. Com recursos de alta tecnologia, o memorial que ainda não está completamente finalizado, vai reproduzir esses ambientes. Serão painéis e aparelhagem de som que darão ao visitante a impressão de estar fazendo uma viagem no tempo. À medida que o visitante percorre o circuito, os recursos se tornaram mais modernos e interativos.

Quem conhecer algum barrageiro pode entrar em contato com o Instituto Polo Internacional Iguassu pelo telefone (45) 3576-7419 ou 9917-5032 com Michele Tolentino.