Centros de convivência vão promover apresentações culturais


Secretaria Municipal da Educação e Fundação Cultural iniciam nesta sexta-feira (1º. de julho), uma parceria que vai levar música aos estudantes e moradores das regiões onde estão implantados os centros de convivência escola-bairro. Essas comunidades vão ter oportunidade de ver as apresentações da Orquestra e do Coral Municipal.  Os espetáculos serão de graça e têm o objetivo de despertar nas crianças e adolescentes em fase escolar, o interesse pela aprendizagem do canto e também em instrumentos.

O primeiro centro de convivência a receber as apresentações será o Leonel de Moura Brizola, no bairro Três Lagoas. Os convites já começaram a ser distribuídos nas escolas próximas: João da Costa Viana, João Adão da Silva e Elói Lohmann.  A partir das 19 horas, os integrantes da Orquestra e do Coral, vão subir ao palco para levar um show de música com repertório variado, que vai agradar a todos os gostos. Uma oportunidade de acesso à  cultura e ao lazer.

Fundado há 16 anos, em 1995,  a Orquestra e o Coral Municipal, já tem CD gravado e fazem apresentações diversas no município e também em outras localidades. Atualmente cada grupo conta com 32 integrantes, que se reúnem para os ensaios e preparo dos espetáculos.  Para eles é um momento de aperfeiçoar a técnica do uso da voz e de tocar os instrumentos, além de  representar momentos de confraternização e integração com os outros participantes.    

As próximas apresentações estão marcadas para o dia 8 de julho, às 19 horas, no centro de convivência escola-bairro Érico Veríssimo, no Jardim São Paulo,  com a presença das escolas municipais Érico Veríssimo, Frederico Engel e Antônio Gonçalves Dias. No dia 15 de julho, será a vez do Centro de Convivência Professor Darci Pedro Zanatta, no bairro Morumbi, às 19 horas, com as escolas Írio Manganelli e João XXIII, além da Casa Ofício.  No dia 29 de julho, o Centro de Convivência Arnaldo Isidoro de Lima, na Vila C, às 19 horas e terá como convidadas as escolas Arnaldo Isidoro de Lima, Padre Luigi Salvucci e Ademar Marques Curvo.

A intenção é programar as apresentações para todas as sextas-feiras. Nas próximas etapas, além do espetáculo, o maestro, os músicos e cantores vão falar um pouco também sobre a experiência de participar dos grupos e o que cada um faz.