Saúde pede prevenção contra a dengue mesmo com o frio


Apesar da queda na temperatura, a Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu pede a população de Foz do Iguaçu para que  continue vigilante no que se refere aos focos do mosquito da dengue (Aedes aegypti). A orientação é que as pessoas evitem água parada, apesar de comprovadamente, ter havido uma diminuição da incidência a incidência da doença diminuir no inverno. É importante manter a prevenção para evitar o avanço da doença quando a temperatura voltar a subir, diz o alerta divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde e repassado aos municípios através das regionais. Neste mês de junho foram registrados 16 casos da doença e 75 notificações. No total a cidade registrou este ano 2.904 casos positivos e 6.558 notificações.

Segundo Jean Rios, do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Foz do Iguaçu, "os agentes de endemias continuam trabalhando casa a casa orientando sobre o mosquito e a doença, há dois carros com fumacê circulando nas ruas, além de homens com bombas costais aplicando inseticida, principalmente nas áreas em que foram registrados casos positivos de dengue neste mês de junho. "apesar do frio, o mosquito acaba se proliferando e contaminando pessoas", alertou.

Prevenção - Para manter a cidade sem dengue é preciso seguir as orientações de manter caixas, tonéis e barris de água tampados; lixo em sacos plásticos e lixeira fechada; não jogar lixo em terrenos baldios;  guardar garrafas de vidro ou plástico de boca para baixo; não deixar água acumular sobre a laje; encher os pratinhos de vaso de plantas com areia até a borda; guardar pneus velhos em locais cobertos e protegidos da chuva; limpar calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir o escoamento da água. E, lavar  com água e sabão os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana, bem como os vasos de plantas aquáticas. Trocar a água desses vasos constantemente.