Obras de três novas creches em estágio adiantado


A educação infantil é o primeiro acesso da criança à educação básica e começa pelo centros municipais de educação infantil – CMEIs, que atendem a faixa etária de seis meses a cinco anos. A importância de oferecer esse atendimento é uma preocupação da administração municipal de Foz do Iguaçu, que conseguiu recursos do Governo Federal para a construção de três novas creches no município. As obras já foram licitadas e estão em andamento. As empresas vencedoras devem entregar os prédios até outubro, se não houver imprevistos.

Os novos CMEIs estão sendo construídos no bairro Curitibano, Morumbi e Porto Meira, na área do conjunto habitacional Francisco Buba. As obras iniciadas no fim de março estão seguindo o mesmo cronograma. Já foram feitas a fundação, levantadas as paredes e agora está sendo concretada a laje.  As próximas etapas dos projetos são o revestimento das paredes e do piso, instalação hidráulica e elétrica, além da cobertura.  De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, que fiscaliza o cumprimento dos contratos, já foram executados 25% das obras.

A construção de cada creche está orçada em cerca de R$ 1.230 milhão, recursos repassados pelo FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. O município entra com uma contrapartida de 2%. A obra segue o padrão do Governo Federal e cada unidade terá capacidade para atender 112 crianças desde o berçário até o pré-escolar I. A estrutura é formada pelo bloco de administração , bloco de serviços, blocos pedagógicos e pátio coberto.

Esses espaços são compostos, na área administrativa, por recepção interna, secretária e orientação, diretoria, sala de professores, almoxarifado e banheiros. No bloco de serviços constam cozinha, sanitários, central de gás, depósito de lixo orgânico e inorgânico, refeitório, lactário,  e lavanderia. Os blocos pedagógicos vão abrigar a creche I e II para as crianças de seis meses a 3 anos e vão contar com recepção, área de atividades, repouso, solário, áreas de alimentação e de higiene .  No bloco creche III e pré-escola, para a faixa de idade entre 3 e 5 anos, a estrutura será formada por recepção, sala de atividades, repouso e solário. Estão previstas duas salas para cada faixa etária totalizando oito salas.

O bloco multiuso terá sala de leitura e multiuso, sala de informática, dois sanitários infantis para crianças de três a cinco anos, dois sanitários para adultos e portadores de necessidades especiais. O pátio central será coberto  e será destinado a integração de diversas atividades, além de ser interligado ao refeitório e ao anfiteatro . O anfiteatro será um espaço circular com arquibancadas e palco integrado ao pátio descoberto, que contará com um castelo d’água,  parquinho e pátio coberto. O parquinho contará com brinquedos onde as crianças poderão desenvolver atividades lúdicas.

Cada unidade vai ter uma média de 1.330 metros quadrados de área construída. No Jardim Curitibano a área total do terreno é de 6.831 metros quadrados, no Morumbi é de 5.081 metros quadrados e no Buba de 4.400 metros quadrados.  As novas creches seguem um padrão de construção que busca a segurança física restringindo o acesso da criança desacompanhada às áreas que ofereçam risco como cozinha, lavanderia e o castelo d”água. Os ambientes de pátio e solário vão permitir a integração das crianças de diversas faixas etárias.

Segundo a secretária da Educação Joane Vilela, o município atende atualmente cerca de seis mil crianças nos 31 CMEIs municipais, mas existe uma estimativa de que há mais 1.200 aguardando uma vaga. “Na faixa etária de quatro anos já não temos mais o problema vagas, que foi resolvido com a implantação de turnos para os alunos que estão no pré-escolar I. As novas creches vão ajudar a reduzir a fila de pais aguardando para matricular seus filhos, além disso, o município cadastrou e teve aprovada a construção de quatro CMEIs com recursos do PAC 2- Programa de Aceleração do Crescimento. As licitações devem ocorrer após a liberação dos recursos pelo Governo Federal”, destacou Joane.

As creches municipais atendem de segunda à sexta, das 7 horas às 18h30. As crianças matriculadas de acordo com a faixa etária freqüentam berçário 1, para bebês de seis meses até um ano de idade. Berçário 2,  crianças acima de um ano. O maternal 1 recebe os alunos a partir de dois anos; o maternal 2, para os que tem acima de 3 anos. Já no pré-escolar 1, são matriculados os alunos com 4 anos de idade, que estudam em meio período. Além da parte pedagógica, os alunos têm recreação, cultura e os que freqüentam período integral recebem quatro refeições por dia.