Vacinação contra a pólio segue até dia 30


A Campanha contra a Poliomielite que segue até o dia 30 em Foz do Iguaçu, já atingiu metas satisfatórias, segundo dados do setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde. No total, foram vacinadas 19.453 crianças com idades entre seis meses e cinco anos, o que representa 93% da meta a ser alcançada. Para a coordenação da campanha, "os índices são satisfatórios, o que significa empenho por parte dos pais e responsáveis", diz Angela Gonzalez, do Programa Municipal de Imunização.

Por faixa etária foram vacinadas 4.192 crianças menores de um ano, ou seja, 95%; 3.714  crianças de um ano, ou 84% da meta; 3.692 crianças de dois anos, ou 93% da meta; 3.776 menores de três anos, ou 95%; e, 4.079 crianças de quatro anos, o que representa 98% da meta.

A orientação é que os pais sempre observem a carteirinha de vacinação e atualizem sempre as doses previstas no esquema vacinal para a infância, uma determinação do Ministério da Saúde.

A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. O déficit motor se instala subitamente e a evolução dessa manifestação, frequentemente, não ultrapassa três dias. Acomete em geral os membros inferiores de forma assimétrica, tendo como principal característica a flacidez muscular, com sensibilidade conservada e arreflexia no segmento atingido. A doença se encontra erradicada no país desde o início dos anos 90, em virtude do êxito da política de prevenção, vigilância e controle desenvolvida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Dados Ministério da Saúde.



Foto: AEN