Transporte coletivo entra em greve nesta terça-feira


Não houve negociação nos últimos dias entre as classes patronais e empregados do transporte coletivo, por isso, a greve está deflagrada para esta terça-feira, a partir das 9 horas da manhã.

Até o início da tarde desta segunda-feira, nenhuma contraproposta patronal de renovação do acordo coletivo de trabalho 2011/2012 foi feita no sentido de evitar a paralisação. Uma nova assembleia será realizada na noite de hoje para deliberar sobre a forma como a greve será executada. A previsão é que a circulação seja normal até 9 horas da manhã, havendo a paralisação em seguida. "Sempre temos tido um cuidado até superior a 30% da frota circulando. Nosso objetivo não é prejudicar a população, mas sim, forçar os empresários a fazer uma proposta condizente com a realidade", citou Dilto Vitorassi, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Foz. 

Os ônibus devem manter horários especiais de circulação durante o período de greve. As viagens serão feitas desde o horário inicial até 9 horas. Após isso os trabalhadores paralisam para nova rodada de negociações. As circulares retomam os itinerários entre 11h e 13 horas e novamente entre 17h e 20 horas.

Entre as reivindicações da classe está a proposta de reajuste salarial e a volta dos cobradores aos postos de serviços. "Estamos mantendo uma negociação para renovação do acordo coletivo de trabalho a cerca de dois meses e meio e todas [as conversas] não avançaram. Nós estamos há 10 anos pegando apenas o repasse da inflação ano a ano. Isso fez com que ao longo do tempo os rodoviários de Foz tivessem um achatamento salarial", ressaltou Vitorassi.


Fonte: www.radioculturafoz.com.br