Prefeitura apoia movimento por viadutos na BR 277



Será realizada nesta quinta (30), a partir das 16 horas, entre a rotatória da Avenida Paraná, BR-277, e a Avenida Araucária (antiga Avenida I, Floresta Clube), uma manifestação pela construção de viadutos na rodovia. O ato público está sendo chamado pela Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu, que de antemão convoca representantes de associações de moradores, sindicatos e a população em geral a participar.

O prefeito em exercício Chico Brasileiro disse que “a construção de um viaduto nesta região é de fundamental importância para a mobilidade urbana atualmente”. A administração municipal apóia o movimento por entender ser legítima a reivindicação.

Lembrou ainda Brasileiro que “é um corredor importante para universidades, IFET, Itaipu, etc. A meta é sempre promover a segurança no trânsito”. Informou que a prefeitura inclusive sugeriu um projeto mais acessível que é uma trincheira, aproveitando o declive da região. “O projeto está à disposição do Governo do Estado e também da concessionária que administra a rodovia”, disse. O projeto original tinha custo estimado em aproximadamente R$ 6 milhões. Já a solução sugerida pela prefeitura poderia ser feita com investimentos de R$ 1 milhão.

Segundo o vereador Nilton Bobato, “trata-se de um compromisso antigo que o governo do Estado não cumpriu. É preciso um viaduto para reduzir o caos na região, principalmente em horários de pico”, disse.

A manifestação orquestrada pelo Legislativo tem como slogan “Foz pede passagem, viadutos já!” e é resultante de um requerimento que ganhou o apoio de várias entidades, entre igrejas, sindicatos e lideranças comunitárias. A proposta é chamar atenção das autoridades com um movimento pacífico, com muitas faixas, som, além de distribuição de panfletos e adesivos sobre o tema.