Prefeitura aposta na estrutura do SUS para atrair médicos plantonistas


Com os investimentos na estrutura da saúde pública, que vem sendo dotada de novos prédios, equipamentos de última geração e insumos de qualidade, além de bons salários, a Prefeitura de Foz do Iguaçu aguarda inscrições na Chamada Pública que prevê o credenciamento de prestação de serviços médicos para atendimento na rede. A chamada segue até o dia 30 às 12 horas e quer suprir a necessidade dos plantões médicos nas unidades de Saúde.

A chamada é exclusiva a pessoas jurídicas e quer suprir a necessidade dos plantões médicos nas unidades de saúde. A iniciativa considera a dificuldade de contratação de profissionais via concurso público (vagas não preenchidas nos concursos 2005/2007 e 2009).

Para o diretor do SIMEPAR (Sindicato dos Médicos do Paraná), José Ferreira Lopes (Dr. Zequinha), que visitou a estrutura, “a cidade tem novas unidades, prédios modernos, hospital de ótimo padrão e uma UPA 24 horas, o que é de fundamental importância para o exercício profissional na área", enumerou. E acrescentou: "tenho elogiado a estrutura do município, o que representa um incentivo aos profissionais da área. Estamos inclusive divulgando esta chamada da prefeitura de Foz", declarou.

O diretor do SIMEPAR esteve em Foz do Iguaçu durante a última Conferência Municipal de Saúde. Na ocasião ele visitou o Hospital Padre Germano Lauck, que dispõe de ampla estrutura e equipamentos de apoio de última geração, com máquinas para exames por imagem (raios-X digital), equipamentos de auxílio em cirurgias, etc. Também esteve na UPA 24 horas, no Jardim das Palmeiras, e em algumas unidades básicas de saúde.

O diretor observou o padrão de construção dos prédios já entregues como o São João e o Sol de Maio, na região de Três Lagoas e viu que outros projetos estão sendo agilizados, a exemplo da reforma da UBS do Profilurb II. Para este projeto, a prefeitura aguarda a liberação dos recursos da ordem de R$ 252 mil, já anunciados pelo Ministério da Saúde, para abrir licitação. O secretário da Saúde Alexandre Kraemer está otimista no que se refere à chamada pública, considerando a estrutura disponível no município.

Estrutura – A administração construiu dois pronto-atendimentos modernos e eficientes, nove novas unidades de saúde e reformou praticamente todos os prédios para atender melhor a população. O HM funciona com 132 leitos, 11 UTIS e cinco salas de cirurgia. Assim que estiver concluído, o hospital terá 270 leitos e será um dos maiores da região. Em um ano foram realizadas mais de 5.500 cirurgias e 22 mil atendimentos no Pronto Socorro.

Um laboratório municipal foi construído e hoje realiza 22.000 exames por mês. Praticamente todas as unidades de saúde foram dotadas de gabinetes odontológicos e um grande programa de prevenção da cárie tem sido referência para o Brasil.
A falta de profissionais foi amenizada com novas contratações. O Programa Saúde da Família (PSF) saltou de duas para 36 equipes. O processo continua evoluindo com novas contratações em andamento e aumento das equipes do PSF.

A UPA, sigla de Unidade de Pronto-Atendimento funciona 24 horas, com serviço pré-hospitalar específico para pequenas e médias urgências e emergências, inclusive odontológicas. Para o odontólogo Marcos Pareja, que atua na unidade, "há boa estrutura de trabalho, bons equipamentos e insumos de qualidade", disse. A Unidade também está preparada para atender pacientes graves, até que sejam removidos para um hospital.

A UPA é um conceito novo de unidade de saúde, intermediário entre o posto convencional e o hospital. Desta forma, a UPA 24 horas vai contribuir para que toda a rede de saúde funcione melhor.O local tem capacidade para internamento 24 horas, raios-X, coleta de amostras para exames, realização de gesso, sutura e atendimento a pacientes em estado grave.

Chamada Pública - Os envelopes com as propostas relativos à Chamada Pública devem ser entregues junto ao Departamento de Compras da Secretaria da Administração de segunda à sexta-feira, das 8 às 12 horas. A documentação exigida está constante na Chamada Pública no site da Prefeitura www.fozdoiguaçu.pr.gov.br, nos ícones: Chamada Pública, edital de chamada 3.

Serviços - Os plantões devem obedecer a uma escala de serviço estabelecida pela coordenação da unidade de saúde e terá remuneração com valores tabelados pela Secretaria de Saúde e aprovados pelo Conselho de Saúde. A carga horária máxima prevista é de 60 horas semanais por profissional.

A contratação de empresas para os plantões médicos quer complementar o atendimento nos serviços de urgências e emergências da Atenção Básica e Especializada de Saúde.

O contrato será por 12 meses e para atendimento diário na UPA 24 horas; PA do Morumbi I, SAMU, Plantão médico regulador e plantão emergencista, por clínicos e pediatras; plantões nas Unidades de Saúde da Atenção Básica e na Rede de Saúde. E, para a Rede de Saúde Mental, mais precisamente no Ambulatório, de segunda a sexta-feira, por clínicos com experiência na área.

A contratação com estas características tem base em decreto que autoriza a prefeitura a credenciar prestadores de serviços na área da saúde no município.