Abertas as inscrições para o II Seminário Municipal da Educação


 A Secretaria Municipal da Educação na continuidade do trabalho constante de valorização dos profissionais que atuam nas escolas e centros municipais de educação – CMEIs,  está promovendo o II Seminário Municipal da Educação. O encontro que será realizado nos dias 18 e 19 de agosto, já está com inscrições abertas. Os professores têm até o dia 8 de agosto para confirmar a participação no evento que tem o objetivo de abrir espaço para uma reflexão sobre os desafio que se apresentam nesse momento para a educação e na produção de conhecimento.

O II Seminário Municipal da Educação “Por uma Educação de Qualidade Social e Emancipatória”, vai contar com palestrantes renomados da área.  No dia 18 as palestras serão abertas a todos os inscritos. No dia  19 cada professor fará a opção por uma das quatro palestras, que ocorrerão simultaneamente. No período da tarde será para todos os participantes. Para se inscrever os profissionais devem acessar o ambiente virtual ead.pti.org.br/ntm   e entrar na página da Secretaria Municipal da Educação e localizar o ícone eventos, Seminário Municipal da Educação. Mais informações pelos telefones 3521- 1245 ou 3521-1259.

Todos os profissionais estão convidados a participar desse evento que deve repetir o sucesso alcançado no ano passado. O encontro se transforma em uma grande sala de aula para os professores municipais, onde em contato com os palestrantes ganham ainda mais motivação e oportunidade para repensar a prática e investir na inovação de técnicas para melhorar ainda mais a qualidade de ensino oferecida aos alunos da rede municipal.

Entre os palestrantes convidados estão Içami Tiba, Celso Antunes, Eduardo Shinyashiki, Antônio Nóvoa, Emília Cipriano, Fernando Capovilla, Guiomar Namo de Melo, Lígia Márcia Martins, Pedro Bandeira, Pedro Demo. Entre os temas das palestras estão: Recursos para acompanhar e promover o desenvolvimento de linguagem oral e escrita de crianças com dificuldades ou distúrbios de aprendizagem;  Melhoria da qualidade das aprendizagens e com alunados diversificados: importância da formação inicial e continuada dos professores; Desenvolvimento da criança: O papel da brincadeira na educação; Ensinando a gostar de ler.

No primeiro dia do encontro  onde a participação será comum de todos os participantes estão programadas palestras com: Antônio Nóvoa , que vai falar sobre a formação de professores; Eduardo Shinyashiki, vai expor sobre A arte do conviver e do aprender. No período da tarde o encontro terá a presença de Paulo Demo, que vai abordará o tema: Reconstruindo a competência de quem ensina;  E Celso Antunes que vai falar sobre: Como Desenvolver em uma escola pública, um ensino de qualidade.

Apostando nos resultados que esse investimento na formação dos professores oferece a secretária municipal da Educação, Joane Vilela, incluiu o seminário no calendário de eventos da educação e isso se confirma com a realização desse segundo encontro. “Esse seminário é mais uma forma de motivar os professores a investirem cada mais na qualidade do que é ensinado e também a ver o reflexo que isso traz na formação do aluno”, destaca Joane.