Projeto prevê aumento no número de vereadores de Foz do Iguaçu (PR)






 

Proposta pretende aumentar de 15 para 21 cadeiras na Câmara Municipal.
Segundo o autor, não há necessidade da população aprovar a medida.

A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, analisa um projeto de lei que aumenta de 15 para 21 o número de vereadores. De acordo com o autor do projeto, Hermógenes Oliveira, falta vereador para o número de habitantes do município.

“Fica muito grande geograficamente um vereador trabalhar para mais de 20 mil habitantes. Não precisa audiência pública para debater número de cadeira, que é in loco. A Câmara de vereadores que decide isso”, disse Oliveira.

Para que a proposta não seja votada as pressas como prevê a Câmara, antes da sexta-feira (15), inicio do recesso dos políticos, a Associação Comercial de Foz Iguaçu decidiu investigar a opinião da população sobre o caso, através da internet. O objetivo é que o resultado da pesquisa seja apresentado na Câmara e que a opinião pública seja levada em conta.

Nas ruas, os moradores dizem que não há necessidade mais vereadores. “Isso é um absurdo! Acho que não tem trabalho nem para dez, muito menos para 21”, diz um eleitor.
As seis cadeiras a mais na Câmara custaria mais de R$ 46 mil aos cofres do município, além dos salários dos assessores de cada vereador, que somariam mais R$ 5.279,80.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) contesta a aprovação do projeto. “É legal, mas talvez não moral”, afirma Gilder Neres, presidente da OAB de Foz do Iguaçu.

Fonte: g1.com.br/parana