Salão do Livro terá palestra fechada para maiores de 18 anos



A edição 2011 do Salão Internacional do Livro de Foz do Iguaçu está mais ousada. Este ano haverá uma palestra fechada para maiores de 18 anos: “Mini Contos Perversos e outras Licenciosidades”, com o paulista radicado em Curitiba, Gustavo Martins. Como o próprio nome, o livro é composto por pequenas historietas que tratam de temas picantes como beleza feminina, vícios, paixão, desejos e fantasias.
“Para contrabalançar a suposta frieza da cidade, resolvi botar fogo na vida, escrevendo”, diz Gustavo. Segundo ele, os contos surgiram das histórias vividas e escutadas, de muita imaginação, do rock e do blues, das idas e vindas sobre duas rodas, da cerveja com os amigos e, principalmente, delas (razão de toda beleza e delicadeza que há nesse mundão sem nexo).
Gustavo é também redator publicitário e usa a experiência na propaganda — em que tem que transmitir grandes conteúdos em 30 segundos ou nas poucas linhas de um impresso — para enxugar ao máximo os escritos, mantendo sua essência. Músico autodidata, ele utiliza ritmo e desencadeamento para imprimir fluência e energia vital na escrita.

“Essa será uma palestra inédita. Nunca tivemos atrações como esta no Salão, mas optamos por apresentar conteúdos diferenciados, embora dedicados a um público exclusivo”, explica Sueli Brandão, organizadora do evento.

O Salão

A proposta do Salão do Livro é promover na cidade, entre os dias 4 e 14 de agosto, uma verdadeira maratona de atividades culturais. Além da tradicional feira de livro, com editoras e livraria dos mais diversos segmentos da literatura, infantil, técnico, científico, auto-ajuda e biografias, haverá, ainda, contação de história, sessão de autógrafos, atividades recreativas, café literário, apresentações teatrais e musicais. Desta forma, despertar o gosto pela leitura tanto nas crianças como também entre os jovens, adultos e idosos.
Já confirmaram presença no evento Leandro Narloch (2º colocado na lista da revista Veja), Antonio Torres, Cléo Busatto, Fernando Moraes (autor de “Olga”), Domingos Meirelles (autor de “As Noites das Grandes Fogueiras”), Alcione Araújo, Jairo Bouer, Valéria Gurgel, Leticia Sabatela, entre outros.
“O evento é organizado pela Fundação Cultural, mas conta com apoio da Itaipu Binacional, Universidades e Faculdades da cidade, Ceaec, Secretaria da Educação e Turismo, Núcleo Regional de Educação, livreiros e outras entidades interessadas na difusão das obras literárias”, afirma Adelino de Souza, diretor-presidente da Fundação Cultural.