Detran passa a emitir pela internet permissão internacional para dirigir


Desde esta sexta-feira (12), os motoristas paranaenses que vão viajar para outros países poderão fazer sua Permissão Internacional para Dirigir (PID) pela internet e receber o documento em casa, pelos Correios. O documento poderá ser obtido por meio do programa Detran Fácil, que desde maio oferece segunda via da Carteira Nacional de Habilitação, CNH definitiva e Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).

A expectativa é atender, em média, 800 pessoas por mês com a emissão da PID no sistema on-line. Antes, o processo era totalmente presencial e exigia que o usuário se deslocasse até uma unidade do Detran para dar entrada no pedido e também para retirar o documento. "Com o Detran Fácil, toda a operação é feita de casa. O motorista solicita a Permissão pelo endereço eletrônico e recebe o documento em até 10 dias úteis", explica Marcos Traad, diretor-geral da autarquia.

"O uso de ferramentas digitais é um processo contínuo e irreversível para aumentar a capacidade de prestação de serviços ao cidadão. Uma das principais metas para os próximos quatro anos é modernizar o departamento, seguindo a diretriz do atual governo de oferecer atendimento de qualidade, sem filas e sem incômodos desnecessários aos paranaenses", afirma Traad.

PID - A Permissão Internacional para Dirigir é aceita em mais de 80 países que mantêm acordos internacionais com o Brasil, como Estados Unidos, Canadá e Chile. Na Europa, a PID é obrigatória na Itália, Grécia e Áustria. Nos demais países europeus, a legislação de trânsito permite que o turista apresente a carteira de habilitação brasileira, desde que o tempo de viagem não ultrapasse seis meses em Portugal e 90 dias nos outros países.

Por lei, a PID tem a mesma validade, categoria e restrições médicas da CNH. Vale lembrar, entretanto, que ela não pode ser usada em território nacional como substituta da carteira de motorista, o que caracteriza infração de trânsito e é punido com multa.

A taxa de emissão do documento é de R$ 46,48. O serviço também se estende aos motoristas que já estão fora do país. Neste caso, a correspondência será entregue no endereço registrado, no Paraná. Quem estiver com o cadastro desatualizado junto ao Detran deverá comparecer à unidade mais próxima e regularizar sua situação.