Segurança será reforçada nas regiões de fronteira

Governos Estadual e Federal desenvolvem ação conjunta para aumentar segurança nas fronteiras do Paraná





O ministro da Defesa, Celso Amorim, e o governador Beto Richa discutiram em Brasília, na segunda-feira (15), o uso de tropas das forças armadas para reforçar as ações de combate ao crime em Foz do Iguaçu e Guaíra.
A segurança na fronteira deve envolver as policias Rodoviária Federal e Estadual, a Polícia Civil do Paraná, Polícia Federal e grupos do Exército e da Marinha. Richa relatou ao ministro a decisão do governo estadual de criar um batalhão de fronteira da Polícia Militar, que deverá contar com pelo menos 500 homens e propôs a integração das medidas de segurança para combater o tráfico de drogas e armas e o contrabando de outros produtos.

O ministro Celso Amorim disse conhecer a situação da fronteira no Paraná e que o Governo Federal tem disposição para enfrentar o problema utilizando as Forças Nacionais de segurança, e estas novas medidas serão adotadas em toda a região sul do País em pouco tempo.

O encontro em Brasília foi acompanhado pelo general De Nardi, que integra o gabinete do ministro, e pelos secretários da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César e da Chefia de Gabinete, Deonilson Roldo, além do chefe do escritório de representação do Paraná em Brasília, Alceni Guerra.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, ainda esta semana acontecerá em Foz do Iguaçu uma nova reunião do Gabinete de Gestão Integrada com objetivo específico de ampliar a segurança pública na região.

O grupo deve trabalhar no planejamento e coordenação das ações policiais de combate ao crime organizado e ao tráfico de drogas nas divisas do Paraná com a Argentina e o Paraguai.