Itaipu conclui desmontagem da U6 com retirada da roda da turbina


Técnicos da Itaipu concluíram na manhã desta quarta-feira (10) a operação de desmontagem da Unidade Geradora 06 (U6). A última peça removida foi a roda da turbina, de 300 toneladas, 8,6 metros de diâmetro e 4,5 metros de altura. O conjunto foi içado por uma das pontes rolantes da usina, espécie de guindaste gigante utilizado em grandes operações.
É na roda da turbina que está instalado o anel de desgaste inferior que apresentou fissuras e, por isso, será trocado. O problema foi detectado durante trabalho de manutenção preventiva, em setembro do ano passado. Uma da 13 pás da roda também vai passar por reparos. Nela, foi encontrada uma trinca.
De acordo com a Superintendência de Manutenção (SM.DT), a expectativa é que a troca do anel e o reparo da roda sejam concluídos em até 45 dias. Antes da remontagem, todas as peças da unidade serão avaliadas. Se tudo ocorrer dentro do previsto, a U6 volta a operar em março de 2012.
 A remoção da última peça da U6 foi acompanhada de perto pelos diretores gerais brasileiro, Jorge Samek, e paraguaio, Gustavo Codas, além do ministro de Obras Públicas do Paraguai, Cecílio Perez.
Samek lembrou que, em três décadas de operação, é a primeira vez que uma unidade geradora da Itaipu é desmontada completamente. "Então esse trabalho está servindo de laboratório, como uma universidade aberta", disse, sobre a importância do serviço para os novos técnicos da manutenção.
"Além disso, como as máquinas têm 30 anos de geração, já estava na hora de fazer uma ‘cintilografia', unidade por unidade", acrescentou o DGB, comparando o trabalho feito pela manutenção com o procedimento médico para visualizar órgãos pouco acessíveis. "É uma ação que será muito importante para a manutenção das próximas unidades geradoras".
Fato inédito
O superintendente adjunto de Manutenção, Marco Cesar Castella, explicou que a roda da turbina é uma das peças mais importantes da unidade geradora por transformar a energia cinética da água em energia mecânica e, posteriormente, em energia elétrica. "É ela que faz movimentar todo o conjunto girante, o eixo, o rotor, que vai gerar a energia", comentou.
Segundo ele, como o anel de desgaste inferior é a última peça do conjunto, toda a unidade precisou ser desmontada - fato inédito até hoje na usina. "[O anel] precisa ser trocado porque, se desprendesse, poderia provocar um prejuízo maior", afirmou.
"Isso tudo é um aprendizado, uma universidade para quem está trabalhando", reforçou o superintendente. "Hoje, a equipe da Manutenção foi renovada em 65%, é um pessoal novo, que nunca viu isso. E os outros 35%, nos próximos anos, estão deixando Itaipu. Então essa experiência traz um ganho incomensurável para quem fica".
Castella ressaltou também que todo o serviço de desmontagem da U6 está sendo realizado pelas próprias equipes da usina. Além da roda, e de vários outros componentes de pequeno porte, já foram retirados o eixo, a cruzeta superior, o eixo superior, o rotor, o eixo inferior, a cruzeta inferior, dois servomotores e a tampa.


www.radicoculturafoz.com
 Fonte: JIE