Montagem do novo laboratório municipal entra na reta final


Uma das principais obras em fase de conclusão do município é a total e ampla reestruturação do Laboratório Municipal, que se prepara para colocar em funcionamento os equipamentos de última geração. A ampliação da estrutura física entra na reta final essa semana.
A Secretaria Municipal da Saúde investiu em equipamentos de ponta, totalmente automatizados que irão permitir um salto de 20 mil exames para 60 mil análises/mês realizados nas mais diversas especialidades. Outros novos equipamentos já chegaram para agilizar o trabalho e oferecer resultados precisos.
Completamente automatizado para análise de urina, o Urisys 2400 será o sistema ideal para a completa automatização da área de trabalho de urinas. Juntamente com a inovadora tiras-teste, permitirá um fluxo de trabalho eficiente, com resultados seguros e custos reduzidos.
O aparelho Satélite também é uma das grandes novidades do laboratório. Atualmente esse exame de coagulação é feito manualmente. O novo analisador é totalmente automatizado e tem capacidade para realizar exames coagulométricos, cromogênicos e imunológicos simultaneamente.
“O grande diferencial deste equipamento é a fácil operação do sistema. Os tubos e reagentes são colocados em carrosséis removíveis e o resultado sai impresso. Por ser uma máquina bem robusta, ela necessitará de poucos procedimentos de manutenção”, garante Vanessa Vieira Gelinski, farmacêutica bioquímica do Laboratório Municipal.
Outra aquisição foi o Bactec FX que é o responsável por fornecer os valores que permitem analisar os gases sanguíneos e o equilíbrio ácido-base. “É importante ressaltar que com o mesmo número de funcionários poderemos atender a demanda muito maior que teremos. O laboratório oferecerá qualidade diferenciada dando um grande salto e, assim, saindo na frente quanto aos diagnósticos ágeis, precisos e seguros”, complementou a farmacêutica bioquímica.
Fotos: Rose Navroski/AMN