Primeiro Triátlon de Foz do Iguaçu mostrará história da região fronteiriça


Competição acontece em novembro, envolvendo natação, ciclismo e corrida. Largada será na usina de Itaipu e chegada nas Cataratas do Iguaçu

Batizado de “T3 – O Desafio da Integração”, o primeiro triátlon da história de Foz do Iguaçu, marcado para o dia 20 de novembro, já está em execução.

A competição, lançada na segunda-feira (08), durante encontro de trabalho no Hotel Rafain Centro, conta com o apoio da Federação Paranaense de Triathlon (FPTri) e da rádio CBN Foz, além de parceiros no setor turístico e empresarial.

O objetivo é reunir, na Terra das Cataratas, os melhores atletas do Brasil (masculino e feminino) nesta modalidade que, em sua variante olímpica (aceita internacionalmente como oficial), inclui 1,5 quilômetro de natação, 40 quilômetros de ciclismo e 10 quilômetros de corrida, totalizando percurso de 51,5 quilômetros.

O trajeto pré-aprovado, vistoriado por Luiz Iran Guimarães, diretor-técnico da FPTri, terá saída na usina de Itaipu e chegada nas Cataratas do Iguaçu.

O trecho de natação será realizado nas águas do Lago de Itaipu, enquanto que os 40 quilômetros de ciclismo ligarão a usina do rio Paraná ao Parque Nacional do Iguaçu. A corrida será integralmente dentro da unidade de conservação, com reta final em frente ao histórico Hotel das Cataratas.

Um dos requisitos primordiais do trajeto, além de testar a resistência dos atletas e incluir Foz do Iguaçu no calendário do triátlon nacional e internacional, é divulgar, através da história e da natureza, as atrações da cidade que, em 2014, celebrará seu primeiro centenário como município.

Desta maneira, o “T3” segue os passos de competições como a Meia Maratona e a Maratona Internacional das Cataratas do Iguaçu, que, a cada ano, atraem atletas do Brasil e do Exterior e geram mídia positiva para o segundo destino turístico brasileiro mais procurado por viajantes estrangeiros.

Durante a reunião de apresentação do T3 aos segmentos organizados e entidades representativas das forças-vivas da cidade, foram discutidas ações para a logística da prova.

O evento conta com apoio e participação da Itaipu Binacional, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Parque Nacional do Iguaçu, Secretaria de Esportes do Estado do Paraná, Secretaria Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu, Secretaria Municipal de Esportes e FPTRI.

Participaram do encontro representantes de 14 entidades ligadas ao turismo, esporte e segurança. Entre as autoridades, esteve presente o chefe do do Parque Nacional do Iguaçu, Jorge Pegoraro; o gerente-comercial da concessionária Cataratas SA, Adélio Demeterko; o secretário municipal de Turismo, Felipe González; o secretário municipal de Esportes, Márcio Ferreira; o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, Carlos Silva; o presidente da Regional Oeste da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, Mauro Sebastiany; delegado Carlos Aldair Medeiros dos Santos, da Polícia Federal; inspetor Luiz Antonio Gênova, da Polícia Rodoviária Federal; delegado Michael Araújo, da Polícia Civil; Sargento Monteiro, da Polícia Militar; tenente-coronel Marcos A. Jahnke, comandante do Corpo de Bombeiros; capitão Rodolfo Amorim, representante do Exército; sargento Altair Francisco da Cruz, representante da Marinha; e Adailton da Paz, representante do Instituto de Trânsito de Foz do Iguaçu (Foztrans).