Procon recomenda pesquisa de preços para o Dia dos Pais

O segundo domingo de agosto (14) marcará a passagem do Dia dos Pais. Para que o presente não se torne uma dor de cabeça é preciso atenção na hora da compra e o Procon-PR recomenda pesquisar, comparar preços e qualidade. Antes de escolher o produto ou contratar um serviço, o consumidor deve verificar se as vantagens oferecidas atendem às necessidades de quem compra, nos quesitos preço, quantidade e qualidade; e se é adequado ao perfil do pai a ser presenteado.

Se a opção for presentear com roupas, acessórios ou calçados, é preciso verificar se a loja oferece a possibilidade de troca, caso não agrade ou não sirva. Alguns lojistas, inclusive, já fixam uma etiqueta estipulando um prazo para a troca. A coordenadora do Procon, Claudia Silvano, lembra que a troca do produto só é obrigatória se este apresentar algum defeito.

Para produtos eletrônicos, vale pedir uma demonstração na loja e verificar se o certificado de garantia preenchido, o manual em português e a nota fiscal acompanham o produto.

Em caso de pagamento parcelado, além do valor à vista e total financiado, o consumidor deve ser informado sobre a periodicidade, número e valor das parcelas e a taxa de juros mensal e ao ano e possíveis encargos. Se optar pelo pagamento com cartão de crédito, o preço é o mesmo da compra a vista e não pode sofrer alteração. A Coordenadora alerta que nas vitrines dos estabelecimentos estas informações devem estar afixadas em local visível, de forma legível e clara.

INTERNET - Presentes adquiridos pela internet merecem cuidados redobrados. Também é preciso fazer uma pesquisa de preços e não se deixar levar por preços muito baixos e promoções fantásticas de fornecedores desconhecidos.

Claudia orienta o consumidor a buscar informações sobre a empresa, utilizando inclusive a própria internet, e também junto a pessoas que já utilizaram o serviço. Segundo ela, é importante verificar se o fornecedor apresenta um endereço, telefone, e-mail para contato e se possui CNPJ.

Fonte: AEN