Secretaria já trabalha na organização do terceiro Seminário de Educação


A participação massiva dos cerca de 1.600 professores que atuam na rede municipal de ensino, no 2º Seminário Municipal da Educação, e a aprovação deles ao evento, garantiu a terceira edição do encontro. Nesta segunda-feira (22), a equipe da Secretaria Municipal da Educação se reuniu para iniciar o planejamento dessa formação continuada. A intenção é realizar o seminário em uma nova data, no começo do ano letivo, entre os meses de março e abril. Já existe até a participação confirmada do escritor, filósofo e mestre e doutor em educação, Mário Sérgio Cortella.
Os dois dias de seminário, realizado na quinta e sexta (18 e 19), no Hotel Golden Tulip Internacional, reuniu palestrantes que trouxeram experiências e propostas de ampliação de qualidade no ensino público, na educação infantil e de fundamental. Foram abordados temas sobre a importância da formação continuada dos professores; Motivação; Identificação e promoção do desenvolvimento dos alunos com dificuldades ou distúrbios de aprendizagem; Ensinar a criança a gostar de ler; Educador do Futuro; Os saberes do educador do século XXI.
Professores atentos e concentrados assistiram a todas as apresentações. Para a secretária da Educação Joane Vilela, essa participação e envolvimento dos professores garantiram o sucesso do seminário, que na próxima edição deve alcançar a esfera internacional. “Estamos muito felizes com os resultados. Logo após a primeira edição os professores pediram que houvesse continuidade e estamos conseguindo superar as expectativas a cada ano. Para nós mais que uma formação continuada, esses encontros oferecem a possibilidade para que os professores troquem vivências e experiências educativas, resultando num aperfeiçoamento e crescimento pessoal e profissional”, destacou Joane.
Essa avaliação da Secretária pode ser comprovada no fim de semana, quando muitos professores usaram as redes sociais para elogiar a organização, os palestrantes e a oportunidade de troca de experiências. A professora Maria Aparecida Silvério Ambaque, da Escola Municipal Josinete Holler, utilizou as redes sociais para expressar sua feliz com a gestão de pessoal e respeito que a Secretaria Municipal da Educação tem demonstrado aos professores. “Com esse seminário estamos tendo tempo de nos aperfeiçoar e abrindo novos horizontes na nossa atuação em sala de aula. Um exemplo disso, foi a palestra com o escritor Pedro Bandeira, que usando poucos recursos audiovisuais, foi um verdadeiro “showman”. Ele dramatizou, interpretou e nos mostrou de forma simples como ensinar nossos alunos a gostar de ler”, destacou a professora que leciona há 25 anos.
Para Valéria Castro Rodrigues, da Escola Municipal Olavo Bilac, que postou comentário no facebook, “o seminário municipal, está como nosso IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, conseguindo se superar a cada edição. Este evento foi tão excelente que terá um grande desafio para tentar melhorar ainda mais, está praticamente no topo de excelência. Os palestrantes enriqueceram muito o trabalho de quem está em sala de aula. Foi como se cada um dos convidados vivesse nossa realidade diária e acrescentasse mais a nossa experiência”, escreveu Valéria.
Além dos comentários nas redes sociais os professores foram unânimes, no encerramento do seminário na sexta (19), em elogiar o encontro. Para eles foi bom esse investimento da Secretaria da Educação no aperfeiçoamento pessoal, além de promover uma grande confraternização entre todos os profissionais da rede municipal.
Para Joane, no agradecimento a todos que trabalharam e participaram do II Seminário de Educação, “Esse evento é ainda parte da ponte que estamos construindo e que levará todos os alunos dessa rede em direção a um futuro melhor, mais humano, mais solidário e promissor. Que essas crianças tenham paixão e otimismo pela vida, assim como vocês têm pela profissão que escolheram”.
Palestrantes - O seminário contou com palestrantes como do educador português, Antônio Nóvoa, que falou  sobre a “Formação de Professores”. Dor Eduardo Shinyashiki, presidente da Sociedade Cre Ser Treinamentos, especializado em Desenvolvimento Humano, Eduardo Shinyashiki, com a palestra “A Arte do Conviver e do Aprender”. Doutor em sociologia, Pedro Demo, abordou o tema “Reconstruindo a competência de quem ensina”. 
Celso Antunes, especialista em inteligência e cognição,  autor de mais de 180 livros didáticos,  falou sobre “Como desenvolver em uma escola pública, um ensino de qualidade”. O psicólogo Fernando Capovilla, chefe do laboratório de Neuropsicolinguística Cognitiva Experimental da USP, tratou sobre “Poderosos recursos para acompanhar e promover o desenvolvimento de linguagem oral e escrita de crianças com dificuldades ou distúrbios de aprendizagem”.
“Ensinando a gostar de ler”, foi assunto para o escritor Pedro Bandeira. O autor de literatura juvenil com mais de 10,8 milhões de exemplares vendidos. A coordenadora do grupo de pesquisa “Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil, Lígia Márcia Martins, docente do Departamento de Psicologia da Faculdade de Ciências da Unesp, em Bauru foi a palestrante sobre o tema “O desenvolvimento da criança: o papel da brincadeira na educação.” 
Emília Cipriano Sanches, doutora em educação e mestre em psicologia da Educação, falou sobre “Os saberes e sabores de ser educador do século XXI.
O evento foi encerrado com a participação de Içami Tiba, formado médico com especialização psiquiatra, criador da Teoria Integração Relacional. Ele apresentou a palestra sobre “Pais e educadores de alta performance – educador do futuro”. O psicoterapeuta  tem 28  livros publicados que já venderam mais de quatro milhões de exemplares.
Fonte e Fotos: AMN / Rosemary Navroski e Christian Rizzi