Chuvas fazem indústrias têxteis suspenderem atividades em SC

Indústrias fecharam dispensaram funcionários e suspenderam atividades.
Ainda não é possível estimar perdas, diz sindicato das indústrias do setor.


As fortes chuvas que atingem Santa Catarina desde quarta-feira (7) já prejudicam as indústrias têxteis do estado. De acordo com o presidente do Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau, Ulrich Kuhn, cerca de 80% das indústrias têxteis do Vale do Itajaí dispensaram os funcionários entre as 11h e as 13h desta quinta e suspenderam a produção.

Segundo Kuhn, o Vale concentra cerca de 4 mil empresas têxteis, entre micro, pequenas, médias e grandes. Só na região de Blumenau, há cerca de 39 mil trabalhadores do setor e a maioria foi dispensada.
Santa Catarina é um dos maiores pólos da indústria têxtil do país. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias Têxteis (Abit), a região Sul do país é responsável por 30% da produção do setor.
Ele afirma que, na maioria dos casos, a decisão de interromper a produção e dispensar os trabalhadores foi causada não por danos às instalações, mas porque “os empregados não podem mais se locomover”.

Kuhn afirmou que não é possível estimar ainda as perdas com as chuvas, e que, pela atual previsão do tempo, é possível que as atividades sejam retomadas já na tarde desta sexta-feira ou no sábado.
O G1 procurou, por telefone, várias fábricas na região. Nas poucas em que houve contato, apenas a segurança permanecia. Na Teka, em Blumenau, a fábrica foi fechada e os funcionários, dispensados por conta da enchente. Na Sul Fabril, também na cidade, os trabalhadores foram dispensados às 15h. Na Malhas Rico, a segurança também informou que os funcionários também haviam sido dispensados.
Chuvas
Segundo balanço da Defesa Civil divulgado na manhã desta quinta-feira, mais de 9 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas, que deixaram 272 desalojados e mais 65 desabrigados.
Preocupa a situação no alto do Vale do Itajaí, onde o Rio Itajaí-Açu está 7 metros acima do normal e 20 famílias estão desabrigadas. O nível do rio deve chegar a 10 metros às 18h desta quinta-feira, prevê o Centro de Operação do Sistema de Alerta da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí-Açu (Ceops), atingindo cidades próximas a Blumenau.

FONTE Do G1, em São Paulo