Paraná anuncia expansão de 80% no programa Leite das Crianças


O governador Beto Richa anunciou nesta terça-feira (11), no Palácio das Araucárias, a ampliação do programa Leite das Crianças, que fornece um litro de leite pasteurizado por dia para cada cadastrado. A média de crianças beneficiadas passará de 147 mil para 262 mil. Para atendê-las, o governo ampliará as aquisições de leite de 52 milhões de litros para 94 milhões de litros por ano - um aumento de 80%, que contribuirá para o fortalecimento da cadeia produtiva do leite.

O alcance do programa - destinado a famílias com renda per capita mensal inferior a meio salário mínimo - será ampliado principalmente em razão da extensão da faixa etária atendida. Atualmente, são beneficiadas crianças de até três anos de idade. A partir de janeiro de 2012, o leite passará a ser fornecido para crianças de até seis anos, nos municípios de baixo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M), e de até cinco anos nos demais municípios. Além disso, o governo pretende aprimorar o cadastro, incorporando famílias hoje não atendidas.

"Com esta medida o governo amplia a atenção com as crianças. É um grande passo, que fortalece a cadeia do leite e oferece um alimento de qualidade para nossas crianças. Tudo o que é bom vamos manter, melhorar e ampliar", disse o governador. Richa destaca que o programa contribui para a redução da desnutrição infantil e que a ampliação atende a uma reivindicação das famílias mais necessitadas do Paraná.

Com o aumento no número de crianças atendidas, crescem também os recursos necessários para compra do leite e toda a estrutura para credenciamento de laticínios. O orçamento, que estava projetado para R$ 82 milhões, deverá ser ampliado para R$ 125 milhões em 2012. O secretário da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, explica que os recursos serão distribuídos em todas as regiões do Paraná, promovendo geração de renda e ampliação da cadeia leiteira do Estado. Ele destacou ainda o compromisso do governo em manter o programa. "É uma boa iniciativa, que estamos mantendo e aperfeiçoando para melhorar a qualidade de vida das crianças paranaenses", disse Ortigara.



http://www.radiioculturafoz.com.br/