Feriado de Corpus Christi deve lotar os atrativos turísticos de Foz do Iguaçu

O feriado prolongado de Corpus Christi, entre quinta e domingo (23 e 26 de junho), deve atrair 20 mil pessoas ao Parque Nacional do Iguaçu, 4,5 mil a mais que em 2010. Se a previsão se confirmar, o movimento será 21,2% superior ao registrado no mesmo período no ano passado.
No segundo atrativo mais procurado do Destino Iguaçu, o Complexo Turístico Itaipu (CTI), a perspectiva é repetir os bons números do ano passado, quando 6,5 mil pessoas conheceram os roteiros da hidrelétrica durante o Corpus Christi. No Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, a estimativa também é positiva: são esperados 8.550 passageiros no terminal – volume 35% superior ao do período em 2010, segundo dados da Infraero.

Neste feriadão, o turista regional deve ser o principal visitante das belezas de Foz do Iguaçu, em virtude do Corpus Christi ser um feriado nacional, diferentemente da Semana Santa, comemorada também nos países vizinhos como Argentina e Paraguai.  O viajante de ‘última hora’ deve se somar aos próprios iguaçuenses, que estarão de folga nesta sexta-feira (24), em virtude do feriado municipal de São João Batista, padroeiro da cidade.

Pesquisa feita pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Foz do Iguaçu, o Sindihotéis, no dia 17 de junho, mostra que 65% das reservas para este feriadão foram feitas pelos turistas brasileiros.  “Foz do Iguaçu tem essa particularidade, que é a do turista que decide vir para cá de forma repentina. Isso ocorre justamente com os visitantes que vivem em um raio de até 800 quilômetros”, disse o presidente do Sindihotéis, Carlos Silva. "Corpus Christi é um feriado brasileiro, por isso não prevemos muitos visitantes de outros países", explicou.

São pessoas com este perfil - brasileiros,  especialmente moradores dos estados do sul do País - que devem lotar os atrativos turísticos de Foz, que já se prepararam para receber a demanda. “Não há expectativa de voos fretados de agências, mas imaginamos que aquele turista que vive mais perto aproveitará este feriado para dar uma esticadinha até Foz”, prevê Jurema Fernandes, gerente do Complexo Turístico Itaipu (CTI).

A proximidade da alta temporada de julho, que atrai milhares de pessoas para Foz do Iguaçu, deve fazer com que os números deste feriado sejam mais ‘enxutos’ que os da Semana Santa, quando o Parque Nacional do Iguaçu e Itaipu registraram recorde de movimento. “Esperamos uma ocupação razoável”, disse o presidente do Iguassu Convention & Visitors Bureau (ICVB), Camilo Rorato.

Mas a boa notícia para quem ainda não decidiu o destino do feriado é que a estrutura dos atrativos está preparada para receber milhares de pessoas, e ainda há vagas na rede hoteleira de Foz. “Há lugar para quem quiser um ótimo roteiro e um preço justo”, afirmou Carlos Silva.

A exemplo dos demais feriados, o Complexo Turístico Itaipu oferecerá horários e ônibus extras para receber os 6,5 mil visitantes esperados para os quatro dias. O reforço inclui a ampliação do número de visitas panorâmicas e do circuito especial. Mais de 70 pessoas trabalharão no atendimento do complexo turístico neste feriadão.

(Divisão de Imprensa - Itaipu Binacional)