Prefeitura executa mais 35.500 metros quadrados de pavimentação poliédrica


Na manhã desta terça (5) a Prefeitura de Foz do Iguaçu reiniciou as obras de pavimentação poliédrica nos loteamentos Buba, no Porto Meira, e no Cohiguaçu.

No Buba mais da metade do calçamento já foi feito. São 25 mil metros já executados e faltam 13.500 metros. “Estimamos o prazo de 90 dias para o término da obra”, explicou o encarregado da obra Altair Fernandes.

A comerciante Lourdes da Costa informou que o calçamento está sendo muito esperado. “Não vejo a hora de poder usufruir do calçamento. É muito difícil aguentar o barro quando chove, como agora”, considerou.

Segundo Fernandes o trabalho do calçamento consiste na colocação da argila para fazer o colchão, na sequência a cancha (pedra e argila), colocação das pedras, o rejunte, rolagem e por último os pedriscos.

No loteamento Cohiguaçu as obras de pavimentação poliédrica serão realizadas nas cinco ruas existentes no bairro. Segundo o técnico Paulo César Rodrigues, da Secretaria de Meio Ambiente e Obras, a licitação realizada se refere-se a execução de 11 ruas com total de 22 mil metros quadrados, ao custo de R$780 mil, cujos recursos são do Ministério das Cidades e contrapartida do município.

“Aqui no Cohiguaçu são 12 mil metros de calçamento poliédrico e se o tempo colaborar em 70 dias terminamos. Nossa estimativa de prazo para o término total da obra, das 11 ruas, é de 150 dias. Além das cinco ruas daqui, tem cinco ruas no bairro Cidade Nova e uma no Jardim Guarapuava”, disse.   

Acrescentou que esta é a primeira etapa da pavimentação dos bairros. “Os projetos de pavimentação dos demais bairros estão concluídos, estamos aguardando a liberação dos recursos”, concluiu Rodrigues. 

Para a moradora Nilda Cabreira Anizeto o calçamento vai acabar com as dificuldades de locomoção. ”Moro há três anos no bairro, tenho dois filhos estudando, com o calçamento vai ficar tudo bem melhor”, destacou.

Fotos: Christian Rizzi/AMN