Retomado fluxo de soja do Paraguai com destino ao Porto de Paranaguá

POLÍTICA CAMINHÕES
Foi retomado o carregamento de soja do Paraguai com destino ao Porto de Paranaguá. Esse fluxo havia sido interrompido há mais de oito anos  em decorrência de impeditivos impostos à circulação da soja produzida no país vizinho.

Com a proibição, o Paraguai se estruturou e procurou uma nova logística através de hidrovia, inclusive com custos mais baratos do que através de meios terrestres. Mario Camargo, diretor de comércio exterior da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu, disse que serão reforçadas estratégias para o retorno dos caminhos paraguaios. "As transportadoras diminuíram o frete, os despachantes precisaram fazer adequações, o estado através do Porto de Paranaguá, criou um procedimento para recebimento mais rápido do produto para não gerar estadia. Todos estão fazendo a sua parte", explicou.

A expectativa é que até o fim do ano, 250 mil toneladas de grãos passem por nossas estradas com destino ao porto de Paranaguá. Os carregamentos de soja serão inspecionados no porto seco da Eadi Sul, até que entre em operação o Posto em Ciudad del Este. "A parte fitossanitária deve ser feita no país de saida, luta que pode ser vencida no próximo mês. E ai os produtos paraguaios de exportação para o Brasil serão vistoriados no lado paraguaio". Finalizou Camargo.
Rádio Cultura
Editor: Dante Quadra / Repórter: Adriane Tannouri