Comissão de Cheia de Itaipu está em alerta


A vazão do rio Iguaçu começa a se estabilizar na região da fronteira do Brasil com o Paraguai e a Argentina. Mesmo assim, a Comissão de Cheia de Itaipu está em alerta para informar a Defesa Civil sobre possíveis danos causados pelas enchentes provocadas principalmente pelo rio Paraná, que continua subindo. Já há inundação no bairro paraguaio ribeirinho San Rafael. Pelo menos 35 casas foram afetadas.
A vazão nas Cataratas do Iguaçu, que nesta terça-feira chegou a quase 11 mil metros cúbicos de água por segundo, baixou para 9.307 metros cúbicos de água por segundo, nesta quarta-feira. A navegação dos barcos do passeio do Macuco foi retomada nesta manhã e a expectativa da direção do Parque Nacional do Iguaçu é que a passarela que permite a visão panorâmica da Garganta do Diabo fosse reaberta nesta tarde ou na manhã de quinta-feira (4).
Já pelo vertedouro, a Itaipu está despejando 4.480 metros cúbicos de água por segundo. Na madrugada, esse volume chegou a 5.250 metros cúbicos de água por segundo.  O vertimento é resultado do excedente de água não usado para produção de energia.
  
Na confluência dos rios Iguaçu e Paraná, o volume de água atingiu 24.779 metros cúbicos de água por segundo. Ali, a vazão normal é de 13,5 mil metros cúbicos de água por segundo. Na região da Ponte da Amizade, o nível subiu de 106 para 112,76 metros. Segundo a Divisão de Hidrologia, o nível do rio Paraná continuará subindo por causa das chuvas registradas no início da semana na região central do Estado.

Fonte: JIE
www.radioculturafoz.com